Para assinalar os meus 30 anos como cruciverbalista lancei o livro Palavras Cruzadas 2015-2020.
Um livro que conta a história de um site que se tornou numa referência das Palavras Cruzadas e já foi classificado como “paraíso para cruzadistas”.
Com inicio em 2015 o livro atravessa os cinco anos seguintes numa compilação de algumas das melhores Palavras Cruzadas que foram sendo publicadas no meu site.
Abordei variados temas, como o Cante Alentejano, A Doença de Alzheimer, a Queda do Muro de Berlim, Filosofia, a Independência de Timor-Leste, a Abolicição da Escravatura, os Migrantes, o Regicídio de 1908, a Implantação da República, o Centenário de Amália, a Dieta Mediterrânica, os Direitos da Criança, o Cerrado do Brasil, a CPLP, o Dia das Palavras Cruzadas ou o Homem na Lua.
Dedico Palavras Cruzadas a Alice Vieira, aos Avós, homenageio nomes que marcaram e marcam os nossos dias. Dedico, até, umas Palavras Cruzadas às bodas de ouro dos meus pais. Enfim, são muitos os temas.
Mas não são só temáticas. Há várias Palavras Cruzadas que ajudam a tirar algumas dúvidas da língua portuguesa, ou não fosse este jogo de palavras um dos melhores exercícios para treinar o vocabulário e a ortografia: escreve-se com "s" ou com "z"?, solarengo ou soalheriro?, plural de refrão, diferença entre ditongo e hiato, diferença entre mandado e mandato, entre outras.
Há alguma literatura, obviamente, apesar de ter reservado as «palivrozadas» (Palavras Cruzadas onde utilizo palavras anotadas durante a leitura) para outro livro. De qualquer forma, destaco muitas palavras que vou encontrando na literatura, dedico umas Palavras Cruzadas à Livraria Lello, ao polémico Prémio Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan e visito alguns escritores.
No total, são 110 Palavras Cruzadas.
Visito também outras línguas. Aventuro-me no mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, e retribuo a divulgação que o meu trabalho tem na Galiza com um passatempo bilingue português/galego.
E poderíamos ficar por aqui, que já seriam razões mais do que suficientes que este livro fosse aliciante para os cruzadistas, experientes ou novatos.
Para o sétimo e último capítulo deste livro, «Originais», criei um conjunto de Palavras Cruzadas exclusivas que tentam resumir os meus 30 anos de cruciverbsalista, cruzando algumas das palavras que mais gosto e que, de alguma forma, foram marcando o meu percurso como autor e leitor.
Falemos agora de algo que penso acrescentar valor ao livro e fará com que o guarde num cantinho especial da sua estante.
Sei que, para muitas pessoas, as Palavras Cruzadas são uma companhia. Pois bem: ao longo deste livro, para além de informações complementares aos passatempos, vou acompanhando o cruzadista com dicas, curiosidades e notas de autor.
Revelo segredos, conto peripécias, explico opções, destaco palavras e menciono amigos com os quais vou colaborando ou, simplesmente, me inspiraram.
E quanto a níveis de dificuldade?
Digamos que umas são mais fáceis, outras são mais difíceis. Penso que o livro agradará tanto ao cruzadista mais exigente, como ao cruzadista menos experiente.
Se não tem o hábito de fazer regularmente Palavras Cruzadas, ou nunca experimentou, sugiro que consulte a seguinte ligação: 10 dicas para resolver Palavras Cruzadas
Os primeiros seis capítulos são dedicados ao site. A cada capítulo corresponde um ano.
2015
O início
Do papel para o online
2016
Da livraria Lello à Restauração da Independência
2017
Acorda para o vocabulário da língua portuguesa
2018
Quando uma apresentadora de televisão diz “cruciverbalista”
2019
De referência a “malicioso”
2020
Estamos de volta!
Originais
Tão especiais que não estiveram, nem estarão, para já, no online
Levar Palavras Cruzadas que estão publicadas num site para o papel faz sentido porque há muitos cruzadistas que preferem o papel ao digital. Não obstante, todas estas Palavras Cruzadas têm um código QR de acesso à versão online.
E soluções, tem?
Não, só virão no próximo livro. Estou a brincar.
Sim! No final, aparecem as soluções, seguidas da lista com as 1832 palavras diferentes utilizadas nas Palavras Cruzadas deste livro.
Quase a terminar, aqui ficam algumas opiniões que recebi por parte de quem já adquiriu este meu novo livro.
"Folheio o livro que recebi ontem e vejo que nada tem a ver com as palavras cruzadas que eu comprava na banca de revistas. Esse é um livro de autor, feito com cuidado, parece um trabalho de filigrana. Não é um mero passatempo. Depois de ser preenchido deverá ir para a estante e ser eventualmente consultado. Uma orgia de palavras que não será descartada!"
“Queria iniciar-me nas palavras cruzadas, mas agora tenho pena de escrever no livro, que está tão bonito.”
Agora, sim, para terminar.
Para já, o livro só se encontra à venda na loja deste site mas pode descobrir tudo se clicar neste botão:
VER LIVRO
Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.