Cruciverbalista há mais de 30 anos, já criei Palavras Cruzadas para meios tão distintos como o Público, a Caras, o Jornal de Angola, A Voz de Trás-os-Montes, as Selecções do Reader’s Digest ou o Almanaque Bertrand.
SubscreverSou autor de Palavras Cruzadas desde 1990.
Comecei por ser desenhador gráfico, na revista Play, mas os dicionários mudaram a minha vida e, em 1990, editei a minha primeira revista de passatempos. Simultaneamente, comecei a colaborar com a Agência Feriaque (colaboração que resultou em milhares de passatempos).
Presentemente, divido o meu tempo entre as publicações para as quais crio Palavras Cruzadas (Público, JN, Selecções, etc.), as minhas plataformas online, o Clube de Palavras Cruzadas (para escolas e bibliotecas) e os meus livros.
Aos 40 anos tornei-me Leitor e desde então que me dedico ao prazer de ler os grandes autores lusófonos, anotando palavras durante a leitura para usar posteriormente nas minhas Palavras Cruzadas. Aos 45 voltei à música, como baixista da banda Bon Sauvage, banda que já gravou dois discos.
Tenho uma palavra preferida: Xurdir, que significa fazer pela vida.
Sou adepto das Redes Sociais e plataformas digitais onde saúdo os meus leitores com amplexos e ósculos.
Sou cruciverbalista há mais de 30 anos, o que me traz uma grande responsabilidade perante todos aqueles que fazem as minhas Palavras Cruzadas. E é por esta obrigação acrescida que procuro sempre imprimir um selo de qualidade em todos os passatempos que crio, procurando surpreender com palavras ou pistas que ensinem, enriqueçam ou que, simplesmente, levem a um sorriso pelo engenho utilizado.Por detrás de cada passatempo está um processo que alia uma pesquisa aprofundada a uma escolha criteriosa de palavras para cruzar, de modo a haver um equilíbrio entre o conhecimento e o divertimento. E assim tem sido desde o primeiro passatempo até ao mais recente que criei. Cada passatempo é criado tendo sempre presente de que será depois feito por uma pessoa. Perguntam-me muitas vezes se costumo repetir passatempos. Não. Todos os passatempos são originais, criados a pensar em si.
Desde o início da minha carreira de cruciverbalista já trabalhei para inúmeras publicações. A maior parte são jornais e revistas, mas também fiz muitos jogos de palavras para publicações de passatempos. Tenho ainda colaborado regularmente com instituições e empresas.
A repetição de palavras nas Palavras Cruzadas costuma ser a crítica mais apontada por parte dos cruzadistas. Pois bem, ao longo das 100 grelhas que compõem este livro não há repetição de palavras. Aceite o desafio de cruzar as mais de 3500 palavras diferentes que completam as grelhas desta obra.
Neste livro irá encontrar um conjunto de Palavras Cruzadas que contam a história de um site, ao mesmo tempo que resumem 30 anos do percurso de um mau aluno a português que se tornou num cruciverbalista de referência.
Estes dois livros são um incentivo à leitura dos miúdos não só pelas histórias da Silvia Alves e ilustrações da Maria Del Toro mas também pelo desafio que cada passatempo encerra.
O livro Palavras Cruzadas com Literatura apresenta 72 problemas em torno de obras de doze autores portugueses.
Ao longo dos anos as Palavras Cruzadas têm chegado à comunicação social
Para além das Palavras Cruzadas tenho outras “criatividades” em que me tenho envolvido.
A minha paixão pelas Palavras Cruzadas tem-me levado à exploração do tema através das outras artes que aprecio como a pintura.
Ver arteEste aqui ao lado, não parece, mas sou eu, em palco, num concerto do Bon Sauvage, onde sou baixista desde a fundação.
O nome da banda foi inspirado no conceito do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau mas as canções são em português, num estilo musical pop/rock.
OuvirSou um grande adepto das redes sociais pois vieram aumentar a visibilidade do meu trabalho e mostrar um outro lado das Palavras Cruzadas (criativo, pedagógico e divertido), ao mesmo tempo que me permitem perceber como poderei melhorar os passatempos, principalmente, melhorar as Palavras Cruzadas.
No YouTube é onde vou compilando os vídeos com sugestões, truques e algumas dicas para os apreciadores de Palavras Cruzadas. Já me segue no YouTube?
Ver YoutubeO Facebook é o meu canal preferencial e utilizo para partilhar a maior parte das novidades e informações sobre o meu trabalho. Siga para estar sempre informado sobre o que ando a fazer em prol das Palavras Cruzadas.
Ver FacebookO Twitter é umas das minhas redes sociais mais dinâmicas e aproveito-a para publicar, ao longo do dia, novidades, dicas, opiniões e, obviamente, passatempos.
Ver TwitterSiga-me no Instagram para acompanhar os meus dotes criativos com as fotografias e com as stories. Tento fazer o meu melhor. Depois diga-me o que acha…
Ver InstagramJunte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.