Centenas de alunos participaram numa primeira experiência que contou com a minha orientação.
Levo as Palavras Cruzadas às escolas há mais de uma década. A primeira sessão aconteceu numa escola de São João da Madeira, no ano de 2012. Desde então tenho orientado sessões de Palavras Cruzadas, em várias escolas do país, mostrando a milhares de alunos as virtudes deste jogo de palavras.
Não tenho dúvidas em afirmar que os mais novos gostam (muito) de Palavras Cruzadas.
Incitado pela coordenadora interconcelhia de Bibliotecas Escolares, Isabel Ramos, avançámos para um primeiro Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas do território que coordena, e 11 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas corresponderam à chamada:
O concurso teve três fases, duas eliminatórias (30/4 e 14/5) e uma final (28/5), nas quais participaram mais de 450 alunos, que, note-se, inscreveram-se por vontade própria.
Mais de 150 alunos chegaram à 2.ª eliminatória, dos quais foram apurados 40 finalistas para 20 finais, resultando em 20 vencedores, do 1.º Ciclo ao Secundário.
Professores e alunos envolvidos adoraram a experiência e pediram para que se repita.
O próximo ano será especial, pois teremos o Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal.
Em 1925, o semanário desportivo portuense, o 'Sporting', publicava, pela primeira vez na imprensa portuguesa, um desafio de Palavras Cruzadas (3/6/1925).
Parece-me, pois, um excelente motivo para termos o Concurso de Palavras Cruzadas em muitas e muitas escolas do país.
Há outras escolas interessadas em participar no Concurso de Palavras Cruzadas e espera-se que o número de alunos participantes chegue a números que façam a comunidade escolar olhar com atenção para as virtudes das Palavras Cruzadas, que, diz-se, fazem bem ao cérebro. É mais do que isso:
As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia… e também ao cérebro.
Este primeiro Concurso contou com o envolvimento dos professores bibliotecários, mas espero que, aos poucos, os professores de Português sejam os primeiros a incentivar os seus alunos a participarem num concurso deste tipo e que tal participação contribua para a nota da disciplina, pondo em prática um trabalho colaborativo de coavaliação com a biblioteca escolar.
Há que salientar que muitas das Bibliotecas Escolares disponibilizam Palavras Cruzadas aos seus utentes e isso é, para mim, Poesia.
Os alunos são estimulados a ler. Concordo. Estimulá-los a fazer Palavras Cruzadas é igualmente importante. Sou da opinião de que não há melhor exercício para ajudar a fixar o vocabulário que aparece nos livros.
Fui mau aluno a Português, mas a minha filha mais nova, leitora e revisora, desde os 9 anos, de todas as minhas Palavras Cruzadas para os mais novos, chegou ao exame nacional de Português e teve 20 valores. Gosto de pensar que contribuí um bocadinho para esse feito. Não quero com isto dizer que as Palavras Cruzadas são milagrosas, mas, certamente, ajudam a melhorar as capacidades dos alunos, levando-os a olhar para o vocabulário da língua portuguesa com outros olhos e, inclusive, a ler mais.
No ano escolar de 2024/2025, o Concurso de Palavras Cruzadas estará em mais escolas e chegará a mais alunos.
A semente foi lançada. Os frutos serão, certamente, colhidos.
Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.