Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal (2025) – Março

1/3/2025
Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal - Março 2025

MARÇO 2025

Dia 1

Começou o terceiro mês do ano. Um mês que promete:

Dia 5, teremos o 35.º aniversário do PÚBLICO e é o mês em que teremos o início do Concurso de Palavras Cruzadas escolar (nacional/continental). Por falar nisso, ainda tenho de criar as palavras cruzadas que vão estar em concurso...

Hoje terminei as palavras cruzadas para o Almanaque Bertrand. Faltam dois passatempos para terminar este trabalho.

Vendi o primeiro livro do mês! Viva! Vai para Lisboa.

A minha neta ainda não tem 2 aninhos e já diz «xurdir».

E ficamos por aqui, pois já passa da meia-noite e tenho de ver se está tudo bem com o online do PÚBLICO.

Até amanhã!

Dia 2

Entramos na última semana de inscrições para o Concurso de Palavras Cruzadas escola, com mais de 2500 alunos inscritos. O tramado dos números é que queremos sempre mais. Hoje, domingo de Carnaval, ainda se inscreveram duas escolas: Setúbal e Baião. Veremos até onde chegamos. Vamos pôr os alunos a cruziscar!

Até amanhã!

Dia 3

Hoje foi dia de trabalho, claro. Quanto ao trabalho regular, fiz o que tinha a fazer. Quanto ao outro trabalho, estou a dois passatempos de terminar o Almanaque e não há meio. Amanhã...

Fui aos Correios enviar livros, alguns para o Dia do Pai.

Quanto ao Concurso de Palavras Cruzadas escolar, hoje inscreveram-se dois Agrupamentos (Armamar e Guimarães). Apesar de ser Carnaval, se amanhã voltar a ter inscrições, penso que iremos passar a fasquia dos 3000 alunos inscritos. Veremos.

Até amanhã!

Dia 4

Hoje o meu cérebro deitou fumo. Eu explico.

Criei umas palavras cruzadas dedicadas ao 35.º aniversário do PÚBLICO que demoraram quase duas horas, apenas para recolher os elementos e preencher a grelha. Quando ia enviá-las aparece-me um vídeo à frente no qual Gregorio Duvivier e Kalaf Epalanga jogam Scrabble. Lá tive de refazer o enunciado.

Ah! Uma leitora cruzadista enviou uma mensagem para o PÚBLICO a elogiar as palavras cruzadas de hoje, dedicadas aos Óscares. Fico feliz.

Vendi um livro. Fiquei feliz.

Não tive escolas a inscreverem-se no Concurso de Palavras Cruzadas. Fico triste (é Carnaval, nem todos são como tu, que estás "sempre" a trabalhar).

Faltam-me apenas um passatempo para terminar o Almanaque Bertrand. Está quase.

Já devia estar a ver se está tudo bem com o online do PÚBLICO...

Até amanhã!

Dia 5

Esta entrada do diário foi escrita depois da meia-noite, mas não podia deitar-me sem antes relatar o que se passou no dia 5.

O PÚBLICO celebrou o seu 35.º aniversário e eu apareci nas suas páginas de papel (também no online). Não fico vaidoso, mas fico feliz. Nas redes sociais, escrevi muitas vezes a palavra «feliz». Feliz porque o Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal estava escrito na primeira página do jornal. Fiquei feliz porque no artigo falou-se de um Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas (que tem já mais de 3000 alunos inscritos). Fiquei feliz porque houve uma referência às «palivrozadas» que publico aqui no site. Fiquei feliz porque a palavra «cruziscar» apareceu escrita várias vezes e em tempos verbais diferentes (penso que vai bem encaminhada para ser dicionarizada). Fiquei feliz porque muitas pessoas ficaram felizes, por tudo o que aqui acabei de escrever.

Na Conferência "Da minha língua vê-se o mundo", David Pontes, o diretor do jornal, referiu que gostaria de ver recuperadas palavras como "serigaita" e "escaganifobético". Ora, sempre que vou às escolas, partilho com os alunos a palavra "escanifobético", uma variante reduzida de "escaganifobético" (são sinónimos). São palavras que não cabem numa grelha 11x11, mas hoje, dia 6, aparece a palavra "esquisito" definida como "escanifobético (ou escaganifobético)".

Nas palavras cruzadas que dediquei à Conferência do PÚBLICO, havia uma referência ao podcast "Assim ou Assado", de Sam The Kid e Marco Neves. O Marco Neves já colaborou comigo numas palavras cruzadas, mas faltava o Sam The Kid. Faltava. Passado. Já tenho as seis palavras para mais uma parceria (aparecerá por aqui assim que tiver um tempinho "livre").

Terminei os passatempos do Almanaque Bertrand. Viva!!!

Estou feliz, mas cansado. Agora, sim, vou deitar-me.

Até amanhã!

Dia 6

Ontem escrevi muito, hoje escrevo pouco. Tenho de me poupar.

Hoje foi dia de enviar as palavras cruzadas do PÚBLICO até domingo e dia do Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro.

Quanto ao Concurso de Palavras Cruzadas escolar, cujas inscrições terminam amanhã, temos 3681 alunos inscritos. Acho que vamos chegar aos 4000.

É meia-noite.

Até amanhã!

Dia 7

Acordei cedinho para criar as palavras cruzadas do JN. Trabalho enviado, havia que dar atenção ao último dia de inscrições do Concurso de Palavras Cruzadas escolar (nacional/continental).

Sem mais demoras, posso já avançar o número de alunos inscritos (em três semanas): 4110.

É extraordinário. Foi a primeira vez que isto aconteceu...

Até amanhã!

Dia 8

Fiz as palavras cruzadas para a primeira eliminatória do Concurso escolar que é já no próximo dia 11, terça-feira.

Confesso que andava atormentado com os dias a passarem e eu sem tempo para me dedicar aos passatempos. E se me acontecia alguma coisinha má? Não aconteceu e lá fiz os passatempos. Ufa!

É apanágio da minha vida fazer as coisas à última da hora, não por preguiça, mas porque é quando tenho tempo. O que interessa é que as coisas ficam feitas.

Preciso agora de arranjar tempo para rever os passatempos do Almanaque Bertrand já paginados e convém começar a adiantar a próxima semana. Na segunda-feira vou a uma escola e na terça temos então o início do primeiro Concurso de Palavras Cruzadas escolar (nacional/continental).

Hoje até escrevi estas palavras antes das 23h55. Estranho.

Vou esperar pela meia-noite para ver se está tudo bem com o online do PÚBLICO.

Até amanhã!

Dia 9

Passatempos revistos na paginação do Almanaque Bertrand. Trabalho terminado. Viva!

Este domingo, para além do PÚBLICO para segunda, fiz também as palavras cruzadas para o Contacto (Luxemburgo) que são criadas à segunda-feira, mas amanhã vou estar numa escola. Já está despachado.

As palavras cruzadas para o Concurso foram aprovadas e amanhã seguem para os professores bibliotecários (54), de modo a prepararem as provas para terça-feira.

Amanhã acordo cedinho para criar o PÚBLICO de terça e já posso ir descansadinho para a escola.

Até amanhã!

Dia 10

Tal como escrevi ontem, acordei cedinho. Fiz o que tinha a fazer, enviei o trabalho e, como sempre, porque não consigo ficar quieto, criei umas palavras cruzadas dedicadas ao patrono da escola, Hermenegildo Capelo, onde iria ter duas oficinas no âmbito do Concurso de Palavras Cruzadas escolar do Concelho de Palmela. Se tem por hábito ler o que aqui escrevo, ou se me acompanha nas redes sociais, isto de eu escrever umas vezes sobre um concurso nacional e outras, como agora, estar a referir-me a um concurso local poderá causar confusão. Até a minha já está a causar. Eu explico (as vezes que forem necessárias). O Concurso de Palavras Cruzadas escolar do concelho de Palmela já estava a decorrer quando o Concurso local que aconteceu em 2024 passou a Nacional. Simples. Menos simples é eu ter dois concursos a decorrerem quase em simultâneo, mas pronto, havendo boa vontade tudo se faz e boa vontade é coisa que não me falta. Continuando em Palmela, as oficinas correram muito bem e até tive direito a ser entrevistado pelo Clube de Jornalismo que há na escola, após lhes ter dado algumas dicas sobre como criarem palavras cruzadas para o jornal escolar.

Agora o Concurso de Palavras Cruzadas escolar (nacional/continental). Começa amanhã. Mais de 4000 alunos. É um momento histórico.

Até amanhã!

Dia 11

Aconteceu!

Hoje, mais de 4000 alunos estiveram a fazer palavras cruzadas em simultâneo num Concurso escolar que decorreu de norte a sul de Portugal continental.

Foi um momento histórico para as palavras cruzadas. Aconteceu «Poesia!».

Este Concurso só foi possível graças ao envolvimento de muitos professores bibliotecários. Professores e alunos gostaram e já começaram a pensar na próxima eliminatória, no dia 18. Eu já só começo a pensar que tenho de criar as palavras cruzadas para essa eliminatória.

Foi um dia de glória para as palavras cruzadas. Muitas partilhas nas redes sociais e certamente que as palavras cruzadas foram hoje tema de conversa em muitas e muitas casas.

Quanto ao meu trabalho, também podemos dizer que foi um dia bom para as palavras cruzadas. Avisei o PÚBLICO de que iria enviar as palavras cruzadas mais tarde porque estava à espera do desfecho da moção de confiança. Disse-lhes que tinha tudo pronto, só faltava a pista para a palavra que abria a grelha, GOVERNO. Cinco minutos depois do desfecho estava a enviar as palavras cruzadas com a pista "Caiu". Vou agora revê-las no online.

Ah! Vendi um livro. ;)

Foi um dia (muito) bonito.

Até amanhã!

Dia 12

O dia de ontem mudou o futuro das palavras cruzadas em Portugal. Parece exagerado, não é?

Nas redes sociais estão a ser partilhadas centenas de fotografias que registaram a primeira eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional, chegando a milhares de pessoas.

No ano do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal, este jogo de palavras rejuvenesceu.

Deixo uma imagem que é candidata a foto do ano (Agrupamento De Escolas Souselo). Poderia ter a legenda: "Tal como o corpo, também devemos exercitar o cérebro".

Concurso de Palavras Cruzadas escolar - Jovens a fazer palavras cruzadas num ginásio.

Até amanhã!

Dia 13

23:58 Respirei fundo antes de escrever estas linhas.

Estou cansado, sim. Se conseguir terminar as duas tarefas do trabalho regular que tenho para amanhã, fico melhor. Se não conseguir, paciência. Fico melhor depois.

00:00 Tenho de ir ver se está tudo bem com o PÚBLICO online e já cá volto.

00:06 Estava tudo bem. Depois da meia-noite tenho de rever as palavras cruzadas online (só é possível fazê-lo a essa hora). Agora já fica a saber que demoro cerca de seis minutos a rever as clássicas 11x11 e as Mini 6x6.

00:08 Quase que demoro mais tempo a escrever um parágrafo neste diário.

Continuando.

Esta semana foi "puxadinha". Feliz, mas puxadinha. O que aconteceu na terça-feira compensa tudo, mas não sou de ferro.

Para além da azáfama cruzadística, o meu carro resolveu avariar e tive de deixar algumas coisas para o final da semana, por exemplo, não consegui ir aos Correios e há livros que têm de chegar antes do Dia do Pai...

Hoje tive Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro, fui de Uber. No Clube fui surpreendido por uma senhora que trazia o meu livro "Palavras Cruzadas com Literatura", de 2011. Encontrou-o perdido na estante e achou piada ter um livro meu. Ia ainda a meio, nunca mais tinha pegado nele, mas estava cheio de anotações, tudo a caneta, tal como o preenchimento das grelhas. É uma cruzadista corajosa.

A minha neta foi-me buscar ao Clube. Deu para recarregar alguma energia.

Neta a riscar um quadro branco

00:29 Já chega de escrita.

Até amanhã!

Dia 14

Estou cansado, mas muito melhor. Aliviado. Consegui terminar as duas tarefas que tinha para hoje. Uma delas bastante morosa. Está feito. Até já respiro melhor. Viva!

Neste diário não digo tudo o que se passa em relação ao meu trabalho, ou porque não posso ou porque me esqueço. Por exemplo, não disse que tenho um contrato com uma nova editora (ainda não vou dizer qual) e em breve sairá um livro onde sou coautor (também ainda não posso falar do livro), mas posso dizer que este ano irei participar na Feira do Livro de Lisboa. Viva!

Ainda faltam dez minutos para a meia-noite. Posso escrever mais um bocadinho.

Hoje deveria ter feito as palavras cruzadas da próxima eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional. Não deu. Amanhã também é dia.

Ah! Fui aos Correios. Espero que os livros cheguem a tempo do Dia do Pai.

E pronto. Vou esperar pela meia-noite para a tarefa habitual e cama.

Até amanhã!

Dia 15

Sábado, na teoria, o meu dia de folga, tem sido nos últimos tempos dia de trabalho. Já lá vamos.

Tenho pouca vida "normal" fora deste meu modo de vida que é ser cruciverbalista, mas hoje tive de fazer uma pausa. Estive no funeral do pai de um amigo. É a vida. Também fui buscar o meu carro à oficina.

Quanto ao trabalho, criei as palavras cruzadas para a próxima eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional, já na próxima terça-feira, mas a prova do Secundário teve de ficar para amanhã de manhã.

E foi assim o meu sábado.

Até amanhã!

Dia 16

Hoje terminei as palavras cruzadas da 2.ª eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Já foram aprovadas e amanhã vão ser enviadas para os professores bibliotecários. Na primeira eliminatória os alunos tiveram 25 minutos para completar a prova, mas na próxima terça-feira terão apenas 15 minutos, passando à semifinal os dois participantes mais rápidos ou com mais palavras certas de cada sala.

Hoje foi assinalado o bicentenário de Camilo Castelo Branco e recordei no Instagram uma imagem em grelha de palavras cruzadas.

Quanto ao trabalho regular, domingo é o dia reservado para criar as palavras cruzadas do PÚBLICO de segunda-feira (amanhã). As Mini, essas são criadas todos os dias a partir das 23h.

Até amanhã!

Dia 17

22:32

Tenho "tudo" feito e vou começar a escrever esta entrada do Diário. Que coisa estranha...

A fase com mais trabalho já passou e agora até me permito a ter pausas maiores durante o dia. Chamo-lhes até de folgas. Tenho várias folgas durante o dia. Acho que é esse o segredo por ainda não ter dado em "maluquinho".

Hoje deixei o site preparado para o Dia do Pai, colocando em destaque os seguintes jogos:

Pai duas vezes

Dia do Pai

Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai

Os livros que devoraram o meu pai

Dia do Pai numa Sopa de Letras

Também hoje, chegaram ao destino os livros que foram comprados para oferecer no Dia do Pai. Dado que iam em cima da hora, foram registados. Enviei-os na sexta-feira, chegaram hoje. Ufa! É sempre bom saber que os livros chegam bem e a tempo.

Estive a ver o stock do meu livro e restam 258 exemplares. Tenho de começar a trabalhar num livro novo. Aliás, deveria já ter começado a tratar de um livro para os mais jovens, mas, se tem acompanhado este Diário, acho que deu para perceber que não tive tempo para isso. Veremos como corre o próximo mês. Passar o ano do Centenário das Palavras Cruzadas sem publicar um livro novo isso é que não!

Agora o Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Amanhã teremos a 2.ª eliminatória. Já entrei em estágio.

Até amanhã!

Dia 18

Tivemos hoje a 2.ª Eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Um sucesso, dizem, mas instalou-se em mim uma espécie de "vazio". Passo a explicar.

Esta fase do Concurso reduziu mais de 4000 alunos a pouco mais de uma centena, passando os dois alunos mais rápidos com o máximo de palavras certas por ciclo de cada Agrupamento ou Escola não agrupada. É um concurso, eu sei, mas eu prefiro encarar este evento como uma "festa das palavras", no caso, cruzadas.

Isto amanhã passa-me.

Deixo uma foto:

2.ª Eliminatória do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental)

Até amanhã!

Dia 19

Larguei o trabalho à hora do almoço e fui almoçar com o meu pai.

Larguei o trabalho à hora do jantar e fui jantar com as minhas filhas.

Quarta-feira, lá ficou o trabalho atrasado.

Sim, amanhã também é dia, mas tenho Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro e sexta vou estar numa escola...

Ah! Vai sair uma nova parceria! Sim, já são duas. ;)

Até amanhã!

Dia 20

Hoje não houve Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro, não só por causa do mau tempo. Deu-me jeito, pois tinha de terminar uma série de tarefas. Amanhã vou a uma escola e não quero ter de acordar a horas impróprias para trabalhar. De qualquer forma, irei acordar cedinho para preparar as sessões que irei realizar no âmbito do Concurso de Palavras Cruzadas do concelho de Palmela.

Vendi um livro! Viva!

Até amanhã!

Dia 21

Passei a manhã na Escola Secundária do Pinhal Novo, onde realizei duas sessões no âmbito do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela, que tem um concurso concelhio.

Estive com turmas do 7.º, 8.º e 12.º, que fizerem palavras cruzadas dedicadas a Camões, ficaram a conhecer 10 palavras especiais e cruzaram palavras relacionadas ao "príncipe dos poetas do seu tempo".

Correu tudo tão bem que, na última sessão, os alunos não queriam sair da biblioteca escolar, onde tentavam cruzar o máximo de palavras numa grelha 13x13.

Já percebi que este exercício resulta muito bem. É desafiante e cativa.

Mas hoje voltei a ter um momento (muito) especial.

A Leonor, aluna com necessidades educativas especiais, que conhece as letras, mas tem muita dificuldade em escrever, realizou o exercício com entusiasmo e foco.

Os seus professores estavam bastante admirados e salientaram a utilidade do exercício.

A Leonor, com alguma ajuda dos professores, conseguiu cruzar muitas palavras. Estava feliz.

Eu comovo-me sempre com estas situações.

Hoje foi o Dia Mundial da Poesia (mesmo).

Cruzar palavras

Até amanhã!

Dia 22

Comecei a criar as palavras cruzadas para a semifinal do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Passei a tarde à volta da grelha para o 1.º Ciclo. Por vezes, acontece. Terei de criar amanhã as três grelhas em falta.

Até amanhã!

Dia 23

00:16 Não devia andar por aqui a esta hora, num domingo, mas a vida de cruciverbalista tem destas coisas.

Terminei as palavras cruzadas para a semifinal do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Viva!

A que horas? 23:45. Já tinhas feito as Mini do PÚBLICO? Não, mas entrei em "modo MacGyver" e publiquei-as quando faltavam poucos segundos para a meia-noite (hora de publicação).

Voltando ao Concurso de Palavras Cruzadas. Ontem apenas tinha conseguido fazer a prova do 1.º Ciclo, pelo que hoje tinha de criar as restantes três, mais as do PÚBLICO para segunda. Volto a dizer, num domingo... Mas não fui o único a fazer horas extraordinárias. Do outro lado estava a Isabel Ramos, Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, a impulsionadora deste concurso histórico.

Ah! Enquanto andava a recolher elementos para as palavras cruzadas, estive a "brincar" com uma versão digital de "Os Lusíadas". Andei a confirmar a veracidade da existência de umas certas palavras e fiquei entusiasmado, ao ponto de ter ficado com vontade de ler a obra na totalidade (nunca o fiz). Irei anotar palavras, obviamente.

Pronto! Está feito! Venha a semifinal, já na próxima terça-feira!

00:36

Até amanhã!

Dia 24

Depois da "empreitada" do fim de semana, até parece que tenho poucas tarefas em mãos, mas não é assim. A manhã correu bem. Fiz e enviei o trabalhinho regular. À tarde tratei do PÚBLICO e fiquei com algum tempo "livre". Aproveitei para retomar a colaboração com o PÚBLICO na Escola. Sim, vamos ter o regresso do Vamos Cruziscar, agora noutros moldes, mais tranquilos para mim. Tenho de me poupar.

Amanhã temos a semifinal do Concurso de Palavras Cruzadas escolar, que vai gerar dezenas de campeões das palavras cruzadas em mais de meia centena de escolas. Isto nunca aconteceu. As regras ditam que em cada sala estarão dois alunos a disputarem o primeiro lugar, mas hoje recebi um email de uma professora bibliotecária onde me contava ter meia dúzia de alunos que gostariam de fazer também esta prova. Pois, são apenas dois. Disse-lhe que poderia depois partilhar com esses e outros alunos as provas da semifinal. O propósito deste Concurso, mais do que criar "campeões", é pôr o máximo de crianças e jovens a cruziscar. Acho que vamos pelo bom caminho.

Até amanhã!

Dia 25

O dia da semifinal do Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental). Pela primeira vez em Portugal um concurso resultou em mais de uma centena de campeões em palavras cruzadas. Só na sexta-feira conseguirei saber ao certo quantos alunos venceram esta semifinal. Terei também o retorno dos professores bibliotecários, obviamente, muito importante para avaliar o meu trabalho.

Foram três semana muito puxadinhas. Sim, estou a precisar de férias. Em breve terei oportunidade de descansar, já que irei começar a participar em alguns eventos que me vão fazer sair do sótão e viajar. Vou em trabalho, mas vou mudar de ares e só isso já é o suficiente para recarregar baterias.

Em maio teremos a final deste Concurso, para a qual ainda terei de criar mais quatro palavras cruzadas, mas, desta vez, com mais tempo. Até lá, terei de tratar das provas para a final do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela. A seu tempo.

Hoje as palavras cruzadas voltaram a ter muitas fotos de crianças e jovens, empenhadas e felizes, a cruziscar.

Quanto ao trabalho regular, vai-se fazendo.

Vou agora ver se está tudo bem com o online do PÚBLICO.

Até amanhã!

Dia 26

Esta semana já me trataram por Dr. Paulo Freixinho duas vezes. Acho que vou passar a responder: "Não sou Dr., sou Mestre" (estou a brincar, claro).

Aos miúdos costumo dizer: "Há o Paulo, o carteiro, eu sou o Paulo, o cruciverbalista". Eles riem e isso basta.

Já são 00:14. Por hoje ficamos por aqui.

Até amanhã!

Dia 27

Hoje foi dia de Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro. Dado que esta semana os jacarandás estiveram em destaque, levei uma lista de árvores para o exercício de cruzar palavras alusivas a um tema. Aprendemos algumas coisinhas sobre árvores, como a Ginkgo biloba.

Falámos também sobre os kits de emergência que nos querem "impingir". Acho que "estamos" a ficar paranoicos. Uma das recomendações é um baralho de cartas. Hum. E um livro de palavras cruzadas, não?

Bem. É melhor ficar por aqui, pois o assunto está a fazer-me muita confusão.

Até amanhã!

Dia 28

O fim do mês aproxima-se. Foi um mês "louco". Terminei os passatempos para o Almanaque Bertrand, terminei um livro em parceria que sairá em breve, criei 12 palavras cruzadas para as eliminatórias do Concurso de Palavras Cruzadas escolar, fui a várias escolas do concelho de Palmela onde também está a decorrer um Concurso de Palavras Cruzadas, aliás, nesse âmbito, vou terminar o mês numa escola e, claro, todo o trabalho regular.

As tarefas têm sido tantas que, por vezes, perco a noção do dia em que estou. São fases.

Vou iniciar o próximo mês a ter de me deslocar para bem longe e no fim de semana vou ter de adiantar algum trabalho, para além de ter de preparar algumas palavras cruzadas para levar. É assim a minha vida, mas não me posso queixar. ;)

Até amanhã!

Dia 29

Sábado, supostamente, o dia de folga que ultimamente tem sido o dia em que aproveito ou para um trabalho extra ou, como é o caso, para adiantar o trabalho porque vou entrar numa semana com idas a escolas. Fiz os dois trabalhos mensais, o Portugal Post (Alemanha) e as Selecções.

Amanhã terei de adiantar PÚBLICO. Por norma crio apenas as palavras cruzadas para segunda-feira, mas amanhã vou tentar criar também as de terça.

Há também que criar uma grelha para levar na segunda-feira ao 1.º ciclo, no âmbito do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela.

Entretanto, no Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental), já começaram a responder ao questionário de avaliação. Irei reunir algumas opiniões para partilhá-las depois aqui no blogue, mas, para já, destaco duas.

Primeira:

Queria agradecer todos os materiais fornecidos!
Adoro este concurso que tão bem estão a fomentar.
Os nossos alunos estão pouco habituados a realizar este tipo de aprendizagem, através da resolução de palavras cruzadas, que considero muito útil. Os alunos estão a aprender e cada vez a gostar mais, à medida que vão resolvendo os desafios na biblioteca escolar. No 1º ciclo, os professores estão a aderir bastante. Até vamos realizar uma dinâmica mais abrangente, com os vossos materiais, se não se importarem que sejam usados, durante a semana da leitura.  
Faço votos para que surjam novas edições deste concurso.

Segunda:

Sugiro a publicação de livros com palavras cruzadas adequadas a cada ciclo, assim como foi organizado o concurso. Muitos parabéns pela iniciativa.

Esta segunda opinião vai ao encontro de um desejo meu antigo. Deixem-me lá ter tempo para pegar nisso.

Até amanhã!

Dia 30

Dias com menos uma hora não me servem. Não consegui criar as pretendidas duas palavras cruzadas para o PÚBLICO. No entanto, fiz o trabalho que costumo fazer nas manhãs de segunda. Posso ir descansado para as escolas (manhã). Descansado, se conseguir fazer umas palavras cruzadas especiais dedicadas ao Camões, para o 1.º Ciclo. É possível? Claro que sim.

Agora vou até ao site do PÚBLICO ver se está tudo bem com o online.

Até amanhã!

Dia 31

Acrescentei duas novas escolas do concelho de Palmela ao mapa onde registo as sessões de palavras cruzadas que vou realizando em escolas, bibliotecas e associações culturais: Escola Básica António Matos Fortuna (Quinta do Anjo) e Escola Básica de Aires. Estas sessões foram realizadas no âmbito do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela, que tem um concurso concelhio.

Mapa das escolas do concelho de Palmela onde aconteceram sessões de palavras cruzadas.

Amanhã vou para Arcos de Valdevez onde irei participar na Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte, sob o mote Ler Camões. Estou a preparar umas palavras cruzadas com vocabulário utilizado em Os Lusíadas que serão acompanhadas pelos versos onde aparecem as palavras que irei destacar. As sessões serão dirigidas aos 7.º e 10.º anos.

Já tenho o portátil preparado para poder trabalhar fora de casa, pelo que será tranquilo (espero).

Até amanhã!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...