Dei início às entradas de fevereiro neste diário e dei início aos passatempos para o Almanaque Bertrand, criado em parceria com a Reverso.
Fiz uma proposta para o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas.
E por hoje é tudo, pois já passa da meia-noite e ainda vou ter de ver se está tudo bem com as Palavras Cruzadas online do PÚBLICO.
Até amanhã!
Hoje, nas palavras cruzadas do PÚBLICO, saiu a pista "Fazer palavras cruzadas", cuja solução é «cruziscar». Não é a primeira vez que sai, mas é a primeira vez desde que demos início à demanda pela dicionarização deste verbo. Sim, não sou o único a querer esta palavra dicionarizada. Por acaso, ainda não tinha essa pista/palavra no Dicionário de pistas que disponibilizo neste site. Agora já tenho. ;)
Domingo é, para mim, dia de trabalho. Há que fazer o PÚBLICO para segunda-feira e, por normal, pouco mais faço, mas hoje dediquei um passatempo ao andebol português. Criei uma Sopa de Letras com o título Andebol - Elogios aos Heróis do Mar, onde constam sugestões provenientes das redes sociais. Por pouco não trouxeram a medalha de bronze, mas, certamente, trouxeram mais adeptos e praticantes ao andebol português. Parabéns!
À noite, fiz as Mini do PÚBLICO (onde volta a haver uma referência ao andebol) e escrevi esta entrada neste Diário do Centenário.
Ah! A partir de hoje, em texto corrido, deixarei de escrever palavras cruzadas com maiúsculas iniciais (parece-me demasiado). Que fique registado.
Amanhã começa uma semana que se quer "perfeita", em termos de trabalho. As tarefas são muitas, mas agora há que descansar.
Até amanhã!
Fiz uma nova capa para a rede Bluesky, baseada numa das minhas grelhas. Gosto mais assim:
Também melhorei a minha proposta para o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas (ainda não posso mostrar).
Até parece que não tenho nada que fazer. Tenho e fiz.
Enviei palavras cruzadas para o Contacto (Luxemburgo), para o jornal A Voz de Trás-os-Montes e para o PÚBLICO.
Hoje, um colega de trabalho da minha filha mais nova disse:
"O teu pai andou especialmente inspirado nos últimos dias. Ontem, nem com ajuda estava a conseguir preencher a grelha"
Ai sim? Amanhã vou surpreender outro cruzadista que faz as palavras cruzadas do PÚBLICO. ;)
No Facebook do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal, destaquei a pista: "Como EVA no Paraíso" (pista que designa NUA).
Curiosamente, 100 anos depois, a pista "Como EVA no Paraíso", bem que poderia passar a "Como Bianca Censori na passadeira vermelha dos Grammys 2025".
Até amanhã!
O dia ficou marcado pela morte de Maria Teresa Horta.
Éramos "amigos" no Facebook (sou também amigo do seu irmão, Miguel Horta, que conheço pessoalmente).
Nunca li nenhum livro da autora (li hoje alguns poemas).
Não a convidei para uma parceria.
Ofereci-lhe, em 2012, no aniversário, o seu rosto em grelha de palavras cruzadas.
Aparece num passatempo duplo que publiquei no meu velhinho blogue, no Dia Internacional da Mulher, em 2015, com 100 mulheres de destaque.
Até hoje, tinha cruzado o seu nome duas vezes nas palavras cruzadas do PÚBLICO e amanhã volto a fazê-lo.
Foi pouco.
Até amanhã!
Hoje foi um dia bom no Bluesky. Disse que me inspirava no Azul do PÚBLICO e o PÚBLICO partilhou. Resultado: ganhei novos "seguidores".
Quanto ao trabalho... preciso de dias com mais horas. São muitas as tarefas e há sempre um email que precisa de resposta. São fases, mas este ano está a ser uma fase ininterrupta. Não me posso queixar, claro, mas preciso de ter cuidado com o meu descanso.
Não vejo a hora para poder mostrar o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas. Está mesmo quase.
Hoje comecei a compilar palavras que irei cruzar num livro juvenil de palavras cruzadas que pretendo lançar este ano. Decidi o tamanho das grelhas e qual o público-alvo (a partir dos 12 anos).
E por hoje é tudo.
Até amanhã!
Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.